1º - Nº 5, Chanel
Primeira
fragrância da maison francesa, foi criada há 90 anos por encomenda de
Gabrielle Chanel, que a descreveu como "um perfume de mulher com cheiro
de mulher". Combina toques de ilangue-ilangue, jasmim, rosa de maio e
aldeído, a primeira nota sintética usada em uma essência. "Extraído do
petróleo, o ingrediente potencializa o aroma das flores", explica
Verônica Kato, perfumista da Natura. R$ 308* (50 ml).
2º - Coco Mademoiselle, Chanel
Criado há treze anos, nasceu
com a missão de firmar a Chanel entre as marcas preferidas das jovens.
Inspirado em duas consagradas fragrâncias da maison, Chanel Nº 5 e Coco,
ganhou o acréscimo de notas frutais, como as de laranja e bergamota,
que garantiram caráter mais moderno ao perfume. O toque final na receita
de sucesso veio com o frasco: rosa, para cair no gosto das meninas, e
com formato semelhante ao do Chanel Nº 5. R$ 308* (50 ml).
3º - J'adore, Dior
Desde o lançamento, em 1999, a marca
francesa investiu pesado para que J'adore fosse vinculado a um universo
de luxo e riqueza - a começar pelo anúncio veiculado na época, no qual
uma modelo submergia em uma piscina de ouro. O formato do frasco lembra o
pescoço alongado por colares das mulheres da tribo massai, na África.
Pêssego, orquídea e mandarina são as notas da essência que, até hoje, já
originou quatro outras versões. R$ 294* (50 ml).
4º - Light Blue, Dolce & Gabbana
Em
2001, os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana
desenvolveram um perfume que, como poucos, fez sucesso rapidamente. "Ele
combina notas de diversas famílias olfativas, como frutal, floral e
amadeirada, mas nenhuma delas tem destaque.Isso assegura aroma delicado,
bastante aceito entre as mulheres de todo o mundo", afirma Verônica
Kato. Para compor a essência, misturam-se toques de bambu, jasmim e maçã
verde. R$ 267* (50 ml).
5º - Angel, Thierry Mugler
Lançado
em 1992, foi o primeiro perfume a levar notas gourmands, como as de
caramelo e mel. "Como o cheiro era bem doce, diferente do que existia
até então, ele demorou dez anos para cair no gosto das mulheres", diz
Júlia Fernandez, gerente de design olfativo da casa de fragrâncias
International Flavors and Fragrances (IFF), em Nova York. Mais de uma
dezena de edições limitadas já foram lançadas. Todas, em geral, próximas
ao Natal. R$ 386* (50 ml).
6º - Pleasures, Estée Lauder
Idealizado em 1995, é uma fragrância floral, com violeta, peônia,
jasmim e rosa. "Queridinhas das mulheres, as notas de flores, com apelo
romântico, são encontradas em boa parte das essências lançadas nessa
época", afirma o perfumista Adilson Rato, da casa de fragrâncias
Firmenich, em São Paulo. O sucesso de Pleasures levou a marca a criar
cosméticos e outras quatro versões da essência. Perfume e produtos não
são vendidos no Brasil. US$ 40* (50 ml).
7º - Chance, Chanel
Aproveitando
o sucesso de Coco Mademoiselle, Chance foi lançado em 2003 com o mesmo
propósito: atrair as jovens. Para isso, o frasco ganhou roupagem mais
informal e foram incluídas notas de cidra e baunilha. "É o que chamamos
de memória olfativa. A estrutura do perfume permanece quase a mesma,
fazendo com que a mulher reconheça o cheiro. Mas as novas notas trazem
frescor", diz a perfumista Verônica Kato. R$ 308* (50 ml).
8º - Trésor, Lancôme
Trésor
seguiu a mesma filosofia de Angel, de Thierry Mugler: fugir da moda das
fragrâncias frescas e investir em uma essência marcante", diz Júlia
Fernandez, da IFF. Criado em 1990 para se tornar símbolo da Lancôme e
desde então presente na lista dos mais vendidos, traz notas de sândalo,
almíscar e âmbar. O sucesso foi tamanho que outras marcas se inspiraram
no perfume para criar loções hidratantes e xampus. R$ 321* (50 ml)
9º - Allure, Chanel
A
fragrância surgiu no final dos anos 1990, momento em que perfumes
considerados inovadores ganharam espaço", diz Júlia Fernandez. Traz
notas de jasmim e rosa de maio, presentes em Chanel Nº 5, além de toques
de cidra e tangerina. Uma versãocom apelo mais sensual, o Allure
Sensuelle, com notas apimentadas, veio logo em seguida. R$ 308* (50 ml).
10º - Eternity, Calvin Klein
Em
1987, Calvin Klein presenteou a então esposa, Kelly, com uma aliança
que continha gravada a palavra eternity, eternidade em inglês. O perfume
nasceu no ano seguinte como uma homenagem a todas as histórias de amor.
"E ternity é o símbolo romântico da mulher moderna e por isso virou
objeto de desejo", diz Júlia. Leva notas de lírio, frésia e sálvia. R$
261* (50 m
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