Habitam o centro e o Leste da Ásia, o deserto da Arábia, o Norte de África e a Ásia Central. Esses animais são muito inteligentes em seu habitat, porém poucos permanecem selvagens já que a maioria foi domesticada para levar cargas e pessoas ou caçados para obtenção da lã e da carne. Durante o inverno a pelagem desse camelo chega ao chão, o que é ótimo para os criadores que podem tirar lã dessa pelagem.
Os camelos chegam aos 2,3 metros de largura, 2 metros de altura e atingem 900 kg. Essa espécie de camelo (Camelus bactrianus) tem duas corcovas nas costas. Pode ficar de 2 a 3 semanas sem água e 1 ou 2 sem comida. Sua pelagem permite que ele absorva menos sol e a areia do deserto não penetra em sua pele não permitindo grande elevação na sua temperatura corporal o que ajuda a ele não suar e assim não perder água.
Esses animais chegam a tomar 200 litros de água de uma só vez. Essa espécie de camelo é muito usada nas travessias de desertos.
Os camelos tem uma característica especial na maioria das espécies: eles podem ficar longos períodos sem beber água o que ocorre graças a gordura e ao tecido muscular abundantes e armazenado nas corcovas (anteriormente achava-se que as corcovas armazenavam água). Essa gordura é armazenada antes de partir para o deserto, pois são oferecidas comida e bebida a vontade. O camelo come o máximo que pode. Podem perder cerca de 100 litros de água do organismo sem efeitos colaterais. Esse é o unico animal que pode ficar grande tempo sem tomar água e ainda ficar plenamente ativo, sendo que podem chegar aos 50 anos de vida.
Nenhum comentário :
Postar um comentário